Para evitar acidentes na área marítima durante a queima de fogos da virada do ano, que pela primeira vez será realizada em balsas no mar, a Prefeitura de Praia Grande, por meio da Guarda Costeira da Cidade, orienta donos de embarcações, bem como praticantes de caiaques, stand up paddle e banhistas sobre regras de segurança de acesso ao mar.
Serão cinco balsas ao longo da orla, posicionadas conforme determinação da Capitania dos Portos, que verifica a tábua das marés, cabeamentos submersos e emissários submarinos para tal definição. A estrutura contará com rebocadores para garantir a segurança das embarcações.
De acordo com o inspetor da Guarda Costeira, Delfo Monsalvo, as medidas foram tomadas conforme instruções da Divisão de Inspeção Naval e Vistorias da Capitania dos Portos.
Desta forma, a fim de garantir a integridade física e salvaguardar a vida humana nas águas, tendo em vista a utilização de artefatos explosivos para a queima de fogos em zona marítima através de balsas, ficará "excepcionalmente" restrito o perímetro marítimo do evento somente às Forças de Segurança, ou seja, a Guarda Costeira de Praia Grande, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, a Capitania dos Portos, o Corpo de Bombeiros, a empresa responsável, além de equipes autorizadas.
A comunidade náutica que frequenta as praias de Praia Grande também foi informada sobre estas restrições da virada, nestes dias que antecedem o evento.
A restrição vale desde o momento em que as balsas forem instaladas até serem retiradas.
Ele explicou ainda que este perímetro é limitado a um raio de 400 metros de cada balsa e é referente a embarcações, pranchas, flutuadores e banhistas. “Esta restrição é referente a qualquer tipo de embarcação, seja de esporte e lazer, coletiva ou individual. Vale também para os banhistas. O objetivo é que todos possam assistir ao espetáculo em segurança”.
Mín. 22° Máx. 27°
Mín. 24° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 30°
Chuvas esparsas