Quinta, 13 de Junho de 2024 02:00
013-98809-7002
Cidades Rio Preto - SP

Academia Superação ganha novos aparelhos

Equipamentos possibilitam trabalhar membros superiores e inferiores e ampliam possibilidade de treinamento resistido

10/06/2024 16h30
Por: Da Edição Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
Fabrício Spatti / SMCS
Fabrício Spatti / SMCS

A Academia Superação, voltada para usuários PcDs da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de Rio Preto, ganhou seis novos equipamentos, os quais possibilitam trabalhar membros superiores e inferiores. O incremento amplia as possibilidades de treinamento resistido (com utilização de pesos), principalmente para usuários não cadeirantes. Atualmente, a academia atende 80 pessoas.

Os aparelhos permitem trabalhar músculos das costas, peitorais, ombros e pernas. “Esses equipamentos propiciam uma variedade de atividades, pois é possível executar uma gama muito maior de exercícios, o que dá flexibilidade tanto para o professor quanto para o usuário”, afirma a profissional de educação física Olívia Maria Justo. Antes, a Academia Superação priorizava equipamentos adaptados, com rampa para entrada de cadeira de rodas, mas, com o aumento de usuários não cadeirantes, foi preciso investir em equipamentos convencionais.

A responsável pelo Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria da Mulher, PcD e Igualdade Racial, Sueli Aparecida Facundim de Melo, informa que o investimento é da ordem de R$ 50 mil, obtidos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Itamar Borges. Além dos aparelhos, o montante será usado para aquisição de televisão, aparelho celular e notebook para o departamento.

‘Mais completa’

professoroliviaalunadina.jpg
Professora Olivia com Dina: atenção nos membros inferiores. Foto: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto

“A Academia Superação existe desde 2012 e é dedicada exclusivamente a deficientes, mediante laudo médico. Hoje ela está mais completa, porque temos equipamentos convencionais e equipamentos adaptados, além da supervisão dois profissionais de educação física. Temos usuários que frequentam a academia há dez anos”, afirma a secretária Rafaella Moraes.

Um desses usuários é Alcides Zeguine Junior, no programa desde 2014, que ficou com sequelas motoras após um acidente vascular cerebral. Aluno assíduo, frequenta a Academia Superação três vezes por semana e, ao longo desta década, obteve avanços significativos na saúde. “Atualmente, tenho autonomia, pois pego ônibus sozinho, cuido da casa, cozinho. A parte motora evoluiu muito.”

O profissional de educação física Weverton Fernandes Viscone explica que além do fortalecimento muscular, é trabalhada a motricidade grossa e fina de Alcides durante os treinamentos. “Focamos na qualidade motora do lado direito, mais atingido, e no fortalecimento de modo geral”, afirma.

Weverton explica que os treinos são personalizados e seguem a evolução dos usuários. Para Carmelina Alexandrina de Souza, a Dina, o foco é o treinamento dos membros inferiores. “Eu cheguei de muleta, com muita dificuldade para andar, pois tenho desgaste gravíssimo nos joelhos, mas melhorei muito com o treinamento.”

Busca do Flickr
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Praia Grande, SP
Atualizado às 00h09
19°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 27°

18° Sensação
1.39 km/h Vento
26% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/06)

Mín. 20° Máx. 29°

Tempo limpo
Amanhã (15/06)

Mín. 21° Máx. 30°

Tempo limpo
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias