Terça, 23 de Julho de 2024 02:31
013-98809-7002
Cidades Rio Preto - SP

Para os alunos da rede, ato cívico é momento de estudar cultura

Cantar o Hino Nacional toda a semana consta da Resolução da Secretaria Municipal da Educação Nº 023/2024, que estabelece diretrizes e normas paras ...

04/07/2024 16h39
Por: Da Edição Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
Comunicação Social
Comunicação Social

Como parte do plano escolar e das ações institucionais das escolas municipais, semanalmente é realizado o ato cívico que contempla o cântico do Hino Nacional Brasileiro e de São José do Rio Preto. Uma vez por semana, os alunos da rede cantam o hino e fazem o hasteamento da Bandeira Nacional.

Trata-se de um importante exercício que contribui para a cidadania e para as atividades transversais que visam uma melhor compreensão das letras dos hinos e das bandeiras como Símbolos Nacionais. São momentos que servem para incentivar o patriotismo, o respeito à pátria e ao povo brasileiro.  Ao cantar, eles estudam o significado do Hino Nacional e de São José do Rio Preto.

WhatsApp Image 2024-07-04 at 14.21.18 (2).jpeg

São trabalhados a Lei Federal 5.700, de 1º de setembro de 1971, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, assim como a Lei Orgânica do Município e Lei Municipal nº 1.569 de 19 de julho de 1971, que dispõe como símbolos do Município, a bandeira, o brasão e o hino, representativos de sua cultura e história.  

Essa ação consta das orientações da Resolução SME nº 23/2024, que estabelece diretrizes e normas para os Planos Escolares, que propõe elaborar os projetos institucionais e as demais ações educativas, onde a equipe escolar considera temas e conteúdo, numa abordagem transversal, integrando os diversos conhecimentos a fim de ultrapassar uma concepção fragmentada, em direção a uma visão sistêmica.

A resolução, no artigo 3º, item VII, estabelece a ação do hasteamento da Bandeira Nacional e cântico dos hinos Nacional e de São José do Rio Preto, conforme Lei Municipal nº 8.408 de 23 de julho de 2001, alterada pela Lei Municipal nº 8.546 de 18 de dezembro de 2001.

As ações de hasteamento e cântico dos Hinos acontecem em todas as escolas municipais, da Educação Infantil e Ensino Fundamental.  As entidades parceiras também trabalham o conteúdo que é contemplado no Plano de Trabalho, na área de conhecimento Ciências Humanas, com oficinas que tratam da temática identidade, adolescência e sociedade, espaços e cultura local e cultura da paz.

Hino de São José do Rio Preto

Letra: Ferdinando Giovinazzo

Música: Deocleciano de Souza Vianna (Vianninha)

Partitura: cedida pela família Ramos Vianna

I

Das sementes da luta e trabalho

Brotam flores de puro ideal

E a cidade ao compasso do malho

Vai seguindo na marcha triunfal

CORO

São José do Rio Preto,

Tua marcha, tua fé,

Vão levando para a glória

O pendão de São José

II

Ó viajor que de longe vieste

Para ver esta gente viril,

Vem conosco que vamos p'ro Oeste

Desbravar os sertões do Brasil

III

Pela Pátria a marchar, que alegria

Todo um século vela por nós

É tão grande o fervor que nos guia

Que o Brasil há de ouvir nossa voz

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Praia Grande, SP
Atualizado às 01h05
19°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 21°

19° Sensação
1.17 km/h Vento
84% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)

Mín. 16° Máx. 21°

Tempo nublado
Amanhã (25/07)

Mín. 17° Máx. 25°

Tempo limpo
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias