Deus nos concede o esquecimento do passado, tanto enquanto estamos ligados à matéria densa (encarnados) quanto na dimensão mais sutil (desencarnados). Isso ocorre devido ao nosso processo evolutivo, pois ainda não possuímos o controle emocional e a evolução moral necessários para lidar com os erros cometidos em vidas passadas. Esses erros, que estamos em processo de reparar, são ajustados conforme o uso do nosso livre-arbítrio, que determina se essa reparação será feita através da dor ou do amor.
Muitas das pessoas encarnadas e desencarnadas com as quais temos contato hoje podem ser desafetos de vidas passadas. No entanto, também temos novos amigos e antigos aliados em ambos os planos da vida, convivendo conosco. Agora, imagine um pai que, por meio de uma regressão, descobre que cometeu algum ato ilícito contra o espírito que hoje está sob sua guarda como filha. Será que ele teria estrutura emocional ou moral para viver em paz e manter um lar harmonioso com essa consciência?
Se todos os espíritos encarnados e desencarnados tivessem plena consciência de quem lhes deve e a quem devem, suas ações seriam motivadas pelo interesse, e não pelo amor genuíno. Isso poderia levar à cobrança excessiva de quem lhes deve e à subserviência aos seus credores, em vez de tratar todos de forma igualitária. Muitas pessoas criam fantasias sobre o processo de regressão e acabam caindo nas mãos de charlatões, que dizem que foram reis, rainhas, entre outros. Mas ninguém, em sã consciência, busca uma regressão recreativa para descobrir que foi um criminoso ou perverso em vidas passadas.
Na dimensão espiritual, é necessário obter permissão dos espíritos mais evoluídos para acessar uma ou duas encarnações anteriores, pois deparar-se com realidades difíceis poderia causar desequilíbrios que poderiam durar séculos. Há, no entanto, a regressão responsável, que recomendamos ser realizada por médicos ligados à Associação Médico-Espírita (AME), com o objetivo de tratar traumas, fobias e outros problemas que impedem o desenvolvimento normal de nossa existência. Essa forma de regressão foca no acontecimento emocional exato, sem buscar fantasias ou violar a lei divina do esquecimento, que nos permite evoluir sem carregar culpas ou alimentar vinganças transcendentais.
Estudar a Doutrina Espírita é estudar a si mesmo, pois somos todos espíritos em evolução. Estude conosco! Envie sua pergunta sobre a doutrina espírita apenas por mensagem para nosso WhatsApp: (13) 98130-8408.
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 19° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 22°
Chuvas esparsas