O termo livre-arbítrio é a capacidade de escolher, dentre as várias alternativas que nos surgem, aquela que julgamos ser a mais conveniente e desejável, permitindo-nos, assim, determinar o que queremos para nós. A Doutrina Espírita nos traz a maturidade espiritual, dando-nos a certeza de que somos herdeiros de nós mesmos. Não existem vítimas. Ao termos consciência de que o que nos acontece hoje são escolhas de ontem, temos a opção de reparar nossos equívocos pelo amor, atuando ativamente no bem, ou pela dor.
Ao agirmos com maturidade espiritual, encontramos saídas para nossas dificuldades e não ficamos nos lamentando ou responsabilizando os outros por decisões que nós, com nosso livre-arbítrio, acatamos. Não há como dizer que tal pessoa, encarnada ou desencarnada, nos influenciou, pois quem aceita ser influenciado somos nós. Não somos culpados, pois ainda estamos a caminho da evolução, mas somos responsáveis. Essa responsabilidade nos faz assumir os equívocos que praticamos e partir para a reparação.
Algumas pessoas escolhem o caminho do mal e sofrem as consequências de suas atitudes. Nossa consciência é nosso juiz implacável e nos cobra constantemente, até mudarmos nosso comportamento através da atitude constante no bem. Todos se redimem perante sua consciência — alguns mais rápido, outros mais demorados — dependendo de seu livre-arbítrio.
Estudar a Doutrina Espírita é estudar a si mesmo, pois somos todos espíritos.
Estude conosco! Envie sua pergunta sobre a Doutrina Espírita apenas por mensagens para o nosso WhatsApp: (13) 98130-8408.
Mín. 24° Máx. 31°
Mín. 25° Máx. 28°
ChuvaMín. 25° Máx. 33°
Tempo limpo