A Secretaria da Mulher, PcD e Igualdade Racial de São José do Rio Preto, por meio do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (Depir), promoveu nesta semana três grupos reflexivos em duas escolas municipais e em um projeto social. A ação é desenvolvida com professores e equipe gestora das unidades.
Coordenadores e docentes do Complexo Educacional Adriana Marques Vieira da Silva, formado pelas escolas municipais Jandira Caetano Ribeiro e Professora Carmem Nelita Anselmo Vettorazzo, no Jardim Alvorada/Pousada dos Pássaros/Bela Vista, participaram da roda de conversa com as técnicas do Depir. A equipe também esteve no Projeto Maquininha do Futuro, no bairro São Deocleciano.
Na pauta, os serviços oferecidos pelo departamento, cuja sede fica na Casa SP Afro, e como acessá-los, além do cumprimento da Lei nº 10.639/03. A normativa torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica, em escolas públicas e privadas brasileiras. A lei alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). O mesmo vale atualmente para a cultura indígena.
“Os professores são disseminadores de conhecimento e facilitadores na busca por informações. Por meio desses grupos reflexivos são apresentadas ferramentas e estratégias para implementação e efetivo cumprimento dessa legislação nas escolas, contribuindo para uma educação mais inclusiva e antirracista”, afirma a psicóloga Márcia Grassiano.
É possível agendar grupos reflexivos com a equipe técnica do Depir pelo WhatsApp 17 99601-8396.
Fotos: Beatriz Nonato
Mín. 23° Máx. 32°
Mín. 23° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 27°
Chuvas esparsas