Segunda, 23 de Junho de 2025 15:35
013-98809-7002
Cidades Rio Preto - SP

Roda de conversa aborda saúde mental e prevenção ao trabalho infantil

Encontro reuniu especialistas, jovens aprendizes e representantes de diversos setores para discutir a valorização da juventude e o combate ao traba...

10/06/2025 18h25
Por: Da Edição Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
Bruno Carvalho / SMCS
Bruno Carvalho / SMCS

O Teatro Paulo Moura foi palco, na tarde desta terça-feira, 10 de junho,  de uma importante roda de conversa com o tema “Saúde Mental no Ambiente de Trabalho: Prevenção ao Trabalho Infantil”, reunindo especialistas, jovens aprendizes, representantes do setor público, da sociedade civil e da iniciativa privada. A ação integra as atividades do Fórum Municipal de Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil de São José do Rio Preto, criado em 2024.

Na abertura do evento, a secretária de Assistência Social — que também acumula a pasta da Habitação —, Sandra Reis, destacou a importância do cuidado com a saúde mental dos trabalhadores e, especialmente, dos jovens inseridos no mundo do trabalho. “A construção de um futuro mais justo e saudável passa pela conscientização coletiva sobre a valorização da juventude, do aprendizado e da saúde emocional do trabalhador”, afirmou.

saúde mental no ambiente de trabalho (1).jpeg

A roda de conversa contou com a participação de especialistas de diferentes áreas, entre eles: Juliana Ferrari, psicóloga, professora universitária e colunista da Rádio CBN Grandes Lagos; Miriam Oliveira, assistente social e secretária executiva do Fórum; Rafael Murai, psicólogo clínico e organizacional; Alan Corrêa, analista de DHO e diversidade da COBMAX; Keithe Karina de Souza Rosendo, assistida pelo Centro de Convivência da Juventude (CCJ); e Karen Vitória Cabral, aprendiz e aluna do SENAC.

Um Fórum pela transformação socialO Fórum Municipal de Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil de São José do Rio Preto foi criado em 12 de junho de 2024, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, por meio da união entre o poder público e a sociedade civil, como resposta à urgência de fortalecer ações de enfrentamento ao trabalho infantil e promover a inclusão produtiva de adolescentes e jovens por meio da aprendizagem profissional.

Desde sua criação, o Fórum tem promovido debates, articulações e eventos, como o “I Mutirão de Aprendizagem”, realizado em 28 de agosto de 2024, que reuniu mais de 500 jovens entre 14 e 24 anos. Na ocasião, cerca de 300 vagas de aprendiz foram ofertadas por empresas parceiras, possibilitando que muitos desses jovens tivessem acesso ao seu primeiro emprego formal.

Com iniciativas como a roda de conversa desta semana, o Fórum reafirma seu compromisso com a promoção da cidadania, da dignidade e do desenvolvimento humano para a juventude rio-pretense.

Texto:Colaboração/Rafael Nogueira

saúde mental no ambiente de trabalho (3).jpegsaúde mental no ambiente de trabalho (4).jpegsaúde mental no ambiente de trabalho (5).jpegsaúde mental no ambiente de trabalho (6).jpeg

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Praia Grande, SP
Atualizado às 13h06
27°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 32°

27° Sensação
9.77 km/h Vento
46% Umidade do ar
100% (4.3mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)

Mín. 13° Máx. 19°

Chuva
Amanhã (25/06)

Mín. 12° Máx. 18°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias